• Carol Neris

5 dicas para ajustar o seu tom de voz e melhorar a sua comunicação


Tom de voz é um dos elementos mais importantes da comunicação. É a forma como você se dirige ao público, como você usa sua voz para transmitir a mensagem. Seu tom de voz é a roupa que a sua mensagem usa.

Você já deve ter ouvido que “Como se fala é tão importante quanto o que se fala”. E é verdade! Por isso, o DESTRUMBICA separou 5 dicas pra te ajudar ajustar seu tom e melhorar sua comunicação:

ESCUTE-SE:

Se grave falando, se ouça. Percebe qual o tom de voz que você emprega. “Ah, mas eu fui grosso sem querer”. Não existe sem querer na comunicação. Precisamos ser intencionais.


PENSE ANTES DE FALAR

Qual o seu objetivo? Seu tom deve ser ajustado para alcançar o seu objetivo na comunicação. Pense na tonalidade, na altura da voz, no timbre, nas palavras... elas combinam com o seu objetivo?


Nem 8 nem 80

Algumas pessoas pecam pelo tom áspero e impositivo outras pela timidez e tom fraco. Se você está delegando uma ordem, distribuindo funções, fazendo advertências precisa ser firme! Ser firme não é ser grosso ou ignorante. Muitas vezes por medo de intimidar, adota-se um tom mais brando do que deveria.

Por outro lado, se você está dando conselhos e sugestões não haja como se estivesse brigando ou dando ordens. Aliás, nunca haja como se estivesse brigando! Nunca! As chances da sua mensagem ser ignorada triplicam.


Peça uma avaliação sincera

Pergunte a 3 ou 4 pessoas de confiança quais aspectos no seu jeito/ modo de falar você pode melhorar. Esteja aberto para ouvir e considerar mudanças. Anote os pontos os principais de cada conversa e veja os que se repetem. Escutar é um dos primeiros passos para melhorar a comunicação.


Treine

Com base no feedback e na sua auto avaliação liste os ponte os que precisa melhorar e treine as mudanças. Seja objetivo na análise listando coisas reais como, por exemplo, “falar mais devagar, falar mais baixo, usar palavras menos agressivas, falar em particular”.

Ensaie os discursos, treine o tom de voz e comportamento. Fique atento(a) interferências externas que te afetam na hora de comunicar. E eu falei treinar e não tentar! Mesmo que não consiga de primeira, continue treinando e sendo intencional nas mudanças.


Dica bônus! Invista em você e sua comunicação.

Compre livros sobre o assunto, vá a palestras. Faça consultorias. Em setembro o DESTRUMBICA vai abrir vagas de mentoria para comunicação pessoal você já pode entrar na lista e garantir sua vaga. E se você não tem condições financeiras de investir em mentoria agora, pode seguir a gente nas redes sociais @destrumbica e receber várias dicas 0800.

Quem não se comunica, se trumbica... Destrumbique-se!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo